segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tiago segue no velho continente

Enquanto nos EUA nossos jogadores da NBA vão tirando o corpo fora às vésperas do pré-Olímpico de Atenas, na Espanha Tiago já confirmou que vai jogar pela seleção brasileira e quer chegar às Olímpíadas de Pequim.

Mas este post não é pra criticar os três brasileiros na NBA, mas elogiar Tiago Splitter. Aos 23 anos arrisco dizer que Tiago é o jogador de basquete mais bem sucedido do país. De sua passagem por aqui, entretanto, só um ou outro torcedor de Blumenau deve se lembrar. O rapaz saiu do Brasil rumo ao País Basco quando tinha somente 15 anos. Foi contratado pelo Tau Ceramica e depois emprestado por duas temporadas ao Bilbao Basket, também da vizinhança basca. Quando voltou ao Tau Ceramica em 2003, o adolescente já era um jogador de basquete. De lá pra cá, o basquete de Tiago cresceu no mesmo ritmo de sua equipe e do basquete europeu.

O Tau Ceramica figura entre os quatro melhores da Europa desde o Final Four de 2005, em Moscou. Apesar de nunca ter vencido a máxima competição euroéia, a equipe basca é uma das mais consistentes e respeitadas do Velho Continente. Tiago Splitter é um dos principais jogadores do Tau Ceramica e foi eleito dois anos consecutivos MVP da Supercopa (torneio que marca a metade da temporada na liga espanhola e reúne os oito melhores times da liga).

Recentemente desistiu de sua ida à NBA. Muitos já tinham como certa sua ida ao San Antonio Spurs no póximo draft, mas Tiago achou melhor ficar na Espanha. O motivo é óbvio, o Tau cobriu a oferta dos Spurs oferecendo oito vezes mais que a franquia norte-americana. Tanto dinheiro reflete o crescimento da Euroliga no cenário mundial, a ponto de rivalizar com a NBA inclusive financeiramente (soma-se a isso a desvalorização do dólar e a valorização do Euro). Trajan Langdon, do CSKA Moscow, já havia dito isso em uma entrevista após o título, e o caso de Tiago só reafirma a projeção do basquete de clubes europeu.

Cifras a parte, acho louvável a posição de Tiago de manifestar seu desejo de jogar pela seleção. E olha que ele ainda nem saiu de férias. Muito pelo contrário, sua equipe enfrenta amanhã o AXA FC Barcelona no terceiro jogo da final da ACB espanhola. Se ganhar amanhã em casa, Tiago Splitter, que vem sendo o destaque do time nas finais, sagra-se campeão espanhol pela primeira vez na carreira.

Nenhum comentário: