terça-feira, 3 de junho de 2008

One há fumaça, há Red Auerbach

O melhor playoff dos últimos anos chega a sua reta final com uma das maiores rivalidades de todos os tempos. A partir de quinta-feira Boston Celtics e Los Angeles Lakers duelam para saber quem os norte-americanos vão coroar como World Champion.

Como em qualquer decisão, outras histórias e recordes pessoais estão em jogo. Existe, por exemplo, os anos de espera dos Celtics, a eterna comparação entre Kobe Bryant e Michael Jordan e o recorde de vitórias do técnico Phil Jackson, dos Lakers. Famoso pelo seu perfil zen, Jackson está a um título de superar o lendário técncio que dirigiu o próprio Boston Celtics por 17 anos, assumindo depois funções administrativas na franquia.

Arnold Jacob "Red" Auerbach é apontado como um dos maiores técnicos de todos os tempos e, para completar, uma das figuras mais folclóricas da Liga. Nos anos 50, quando o cigarro gozava de muito mais tolerância e glamour que nos dias de hoje, Auerbach lhe dispensava verdadeira aversão, mas não abria mão de um bom charuto ao final de cada vitória. Naqueles bem-sucedidos anos 50 e 60, se alguém visse um sinal de fumaça emanando do banco dos Celtics nos minutos finais do jogo, era certeza que os Celtics acabaram de vencer mais uma. "Eu odeio esses técnicos que estão 25 pontos na frente faltando três minutos e ficam gritando e gesticulando porque eles estão na TV. Para mim este jogo acabou. O trabalho está feito e é hora de relaxar. Fumar um cigarro e assitir ao jogo é uma forma de relaxar para mim".

Claro que isso irritava, e muito, seus adversários. Inclusive os então fregueses dos Celtics, Los Angeles Lakers. Até o ano da morte do técnico, o maior cestinha da NBA Wilt Chamberlain recusava a dizer seu nome, limitando-se a chamá-lo de the man I don´t like. A fumaça não era o único incômodo dos visitantes que iam ao Boston Garden numa NBA de outrora. Conta-se que Auerbach mandava desligar o aquecimento dos chuveiros das equipes de fora, ou ligá-los no máximo.

A imagem folclórica não supera o talento de um técnico que nunca teve general manager, assistente técnico ou qualquer ajudante para anotar um mísero scoult. Auerbach foi quem criou a idéia de um sexto-homem efetivo na equipe. Dizia também que treinar profissionais ou colegiais não era muito diferente. "Nos fim das contas é tudo uma questão de defender e fazer contra-ataques".

Red Auerbach entrou para a história também por ter sido o primeiro a draftar um jogador negro para a NBA, Charles Cooper, ainda nos anos 50. E quando se aposentou, já na condição de lenda em Boston, deixou o cargo nas mãos do jogador Bill Russel, tornando-lhe o primeiro técnico negro no esporte profissional norte-americano.

Nenhum comentário: