quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mais um título para o Boston Celtics

Antes de começar as finais eu também acreditei que Kobe Bryant e os Lakers poderiam levar o título. Eles haviam acabado de trazer Pau Gasol, que se encaixou perfeitamente à equipe. Kobe Bryant estava operando milagres na série contra os Spurs. O time todo cresceu justamente quando precisou, nos playoffs.

Mas faltou olhar um pouco para os Celtics. Faltou lembrar que esse time passou por uma série dificílima contra o Detroit Pistons na caminhada até as finais. Faltou reconhecer que no leste há equipes extremamente competitivas e que os Celtics realizaram a melhor campanha da NBA.

Ontem, em Boston, os Celtics mostraram toda sua força e tradição. Entraram em quadra com espírito de campeão e passaram por cima dos Los Angeles Lakers sem tomar nenhum conhecimento ou mostrar respeito pelo MVP da temporada. Os Lakers jogaram como em toda a série, esperando que Kobe Bryant desequilibrasse. E ele não desequilibrou.

Além de força, tradição e espírito vencedor, os Celtics ao longo de toda as finais mostrou também uma defesa sufocante. Foram capazes de parar Kobe, e os Lakers ficaram um pouco órfãos em quadra. Pau Gasol foi bem, mas era preciso algo mais. Eu, pessoalmente, esperava mais de Lamar Odon e acho Derick Fischer um armador razoável, mas não entraria nem na minha lista de dez melhores da NBA.

Mas é bom ver três grandes jogadores vencendo e colocando seus nomes na história. E é bom ver esses três jogadores em completa harmonia com o resto da equipe. Deve ser difícil jogar contra um time assim. Se Paul Pierce, Kevin Garnett ou Ray Allen não te derrubarem, será James Posey, ou será Kendrick Perkins, ou qualquer outro. É o tipo de time que sempre vai ter um jogador se superando.

Gostei de ver a festa no ginásio dos Celtics. Todas as lendas do time reunidas. E caras que já encheram a mão de anéis felizes da vida como se fossem rookies. O Boston Celtics é uma equipe diferenciada mesmo. E encerraram com o título a melhor temporada da NBA que eu vi desde que o Jordan se aposentou. Parabéns pros caras. Afinal, ninguém ganha 17 campeonatos à toa.

Nenhum comentário: