quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mau começo

O pré-Olímpico de Atenas está aí. Dia 14 de julho começa o torneio que definirá as últimas três vagas para a Olímpiada de Pequim. Enquanto não chega o momento de pegar o avião rumo a Grécia, chegam as más notícias.

A primeira delas foi a lambança burocrática da CBB com os trâmites diplomáticos em Brasília. A brincadeira custará à selção brasileira pelo menos três dias a menos de na preparação. Uma perda considerável uma vez que os treinamentos durariam cerca de 30 dias.

Alguns dias atrás, veio o pior. Os veículos divulgaram que ninguém menos que os três brasileiros na NBA poderiam ficar de fora do pré-Olímpico. Varejão e Leandrinho estão com problemas no joelho, sendo que o segundo deverá passar por uma avaliação em breve para saber se fará um cirurgia ou não. Se ela for necessária, certamente ficará de fora. Já Nenê, diz a matéria, ainda tenta recuperar a forma física depois da cirurgia no testículo.

Cá entre nós, o Nenê por mais gordo e fora de forma que esteja é melhor que a maioria dos pivôs brasileiros. Sem falar que ainda temos mais de um mês até o pré-Olímpico, tempo suficiente para entrar em forma.

O caso de Leandrinho e Varejão me soa mais delicado. É uma lesão, e nesse momento o atleta deve mesmo priorizar sua integridade física. Eu só lamento que justo no momento em que a seleção mais precisa deles, aconteça um problema desses. É questão de repensar a pesadíssima carga de treinos e jogos da NBA. Mas isso é assunto pra outro post.

O que me deixou mais perplexo nessa história toda é o boato de que a ausência dos três seria um boicote. A história confirmada pelo lateral Marquinhos é de que o trio queria um técnico da NBA, e não um espanhol desconhecido qualquer.

Eu também acharia ótimo um técnico com mais experiência no comando da seleção. Mas daí chamar um técnico da NBA não faz sentido numa competição nos moldes da FIBA. A própria seleção dos EUA é comandada por Mike Krzyzewski porque este vem do basquete universitário, onde as regras são próximas da FIBA. Por que diabos nós precisaríamos de um treinador da NBA? Espero que isso não passe de um boato. E se for verdade, eles que venham defender suas posições em público ao invés de boicotar o trabalho dos outros.

Para terminar, outra má notícia assombra a seleção brasileira. Duda, o irmão de Marcelinho "Só-não-chuto-minha-mãe-porque-ela-não-é-laranja" Machado, poderia ser chamado para o lugar de Leandrinho. Chuta que é macumba!

Nenhum comentário: