No post anterior falei do blog de Mark Cuban, presidente dos Dallas Mavericks. Destaquei o fato do blog mostrar o universo da NBA do ponto de vista de um presidente da equipe ou um general manager. Agora é a vez de "ler" a liga profissional norte-americana do ponto de vista de um atleta. Aliás, mais que isso. Jorge Garbajosa não é somente um atleta, mas um rookie e estrangeiro em quadras gringas.
Atualmente, o jogador campeão mundial pela Espanha recupera-se de uma grave lesão no tornozelo e, pelo visto, aproveita seu tempo livre para escrever a coluna semanal Tiempo Muerto para o jornal espanhol El País.
O blog não é nenhuma pérola reveladora sobre a NBA, mas tem algumas observações curiosas. Em época de playoff, Garbajosa destaca, por exemplo, o frenesi midiático que envolve esse período do ano. Coberturas em tempo real, análises por especialistas, ex-jogadores, técnicos... cada minúcia revelada na televisão e no rádio. Isso sem falar no clima tenso das partidas, o comportamento ativo das torcidas e todo o ambiente extraordinário que envolve as séries.
A prepação dos jogadores também merece destaque no texto do espanhol.
"Nota-se o ambiente dos playoffs. Normalmente, viaja-se no dia anterior. No entanto, nós chegamos sexta-feira em Orlando para nos prepararmos para o partido que jogamos ontem (domingo 21/04) contra os Magic. Se já é habitual que nos passem dados da equipe rival, agora os pormenores muito mais exaustivos. Nos descrevem todos os movimentos de cada jogador, as jogadas da equipe, os tantos porcento de vezes que executam esta ou aquela ação e a eficácia de cada uma delas. Contamos com três pessoas, scoutings, dedicadas única e exclusivamente a esse serviço".Ontem, a coluna de Garbajosa saiu com um tom um pouco pessimista. O título já diz tudo: Al borde del precipicio. Claro que o assunto não poderia ser outro senão a situação complicada que se encontrava seu Raptors diante da série contra o Orlando Magic, assim como o Denver Nuggets diante dos Lakers e uma certa decepção ante a incapacidade dos Phoenix Suns de fazer frente aos Spurs de Tim Duncan, Manu Ginobili e companhia.
Premonição ou mera constatação de uma inevitável realidade, o fato é que ontem tanto Raptors quanto os Nuggets encerraram sua temporada eliminados dos playoffs. Os Phoenix Suns ainda lutam contra a maldição de Garbajosa. Que Leandrinho tenha mais sorte que Nenê e nosso colunista espanhol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário