quarta-feira, 30 de abril de 2008

...e com a palavra, Alex Garcia

Talvez por conta da atmosfera criada em torno do Final Four, o site da Euroliga resolveu convocar o brasileiro Alex Garcia para escrever um blog durante as finais. Jogando pelo Maccabi Elite, uma das principais equipes da Europa, Alex conseguiu a proeza de alcançar as finais em sua primeira temporada, e é essa expectativa o principal assunto do seu último post.

"Eu estou bastante empolgado porque este é meu primeiro ano e eu já estou no Final Four. Alguns dos caras que já estiveram em outros Final Four, como Derrick Sharp, Tal Burstaein e Yotam Halperin, têm ajudado os novatos como eu a se preparar, contando-nos sobre os fãs, a atmosfera e a empolgação, mas nada como aterrisar em Madrid e ver com meus próprios olhos".
Alex Garcia não esconde a torcida para que o TAU Cerâmica do amigo Tiago Splitter vença o confronto com o CSKA Moscow. Seria fantástico ver uma final brasileira na Euroliga. Apesar de ter jogado pouco tempo nos últimos jogos, Alex tem se firmado cada vez mais na equipe israelense, e no blog ele destaca a sua principal qualidade, a defesa.
"Eu vi desde o princípio que todos queriam ter a bola, arremessar e marcar 30 pontos. Então eu decidi que iria encontrar uma maneira diferente de jogar bem. Eu sabia que se eu impedisse meu jogador de marcar, isto seria igualmente importante para vencer. Defesa é meu ponto forte. Eu gosto de defender, eu gosto de ajudar meus companheiros na defesa. Seja qual for o time que nós jogamos, eu quero marcar o melhor jogador deles e pará-lo. Este é meu trabalho e é isso que eu gosto de fazer".
Virei fã do Alex quando vi a seleção brasileira sub-21 jogando uma Copa América em Ribeirão Preto. Era 1998, se não me engano, e eles fizeram um jogo pau-a-pau contra a seleção universitária norte-americana. Entre os jogadores dos EUA estavam Tayshaun Prince, "o cara" na Kentucky University, e Jayson Williams, tremendo armador de Duke. Pois o jogo foi um belo duelo entre Alex Gacia e Jayson Williams, ambos na mocidade dos seus 18 anos. Uma pena que no fim o americano acabou levando a melhor e o Brasil acabou eliminado na semi-final. Mas para mim ficou a imagem desse jogador raçudo, defensor, mas plenamente capaz de colaborar ofensivamente. Sorte do Maccabi Elite.

Nenhum comentário: