terça-feira, 20 de maio de 2008

Pequeno grande homem

O dia 14 de novembro de 2002 foi provavelmente o mais feliz do ano para a família de Christopher Emmanuel Paul, um jovem de 18 anos, armador titular da equipe principal da West Forsyth High School. Naquela tarde de quita-feira, toda a família se reuniu no colégio para ver o garoto assinar o documento em que aceitava uma bolsa integral de estudos da Universidade de Wake Forest.

O dia 15 de novembro de 2002 foi, certamente, o dia mais triste do ano para a família de Christopher Emmanuel Paul. Naquela noite de sexta-feira eles souberam que cinco jovens roubaram, espancaram e mataram o avô do mais novo calouro da Universidade de Wake Forest. Nathaniel Jones tinha 61 anos quando foi encontrado morto do lado de fora de sua casa.

A notícia abalou a pacata cidade de Winston-Salem, na Carolina do Norte. Nathaniel Jones dirigia há anos um posto de gasolina na cidade e naquela comunidade todos sabiam que até então o único motivo capazes de fazê-lo fechar as portas eram os jogos de basquete do neto. O velho Sr. Jones e o jovem Chris Paul mantinham uma profunda relação de amizade que ia além dos laços familiares.

No enterro, Paul pensava em uma maneira de homenagear o avô. A idéia partiu de uma tia: marcar um ponto para cada ano de vida do avô. Seus pais até então não tinham idéia do que se passava na cabeça de Chris Paul. O jogo foi caminhando de acordo com o esperado: mais um espetáculo comandado pelo armador. Com menos de dois minutos faltando para o fim da partida, Chris Paul tinha 59 pontos, puxou um contra-ataque, sofreu falta na bandeja e fez a cesta.

Ele havia acabdo de cumprir sua promessa. Mais que isso. Ele havia acabado de prestar a maior homenagem que o Sr. Jones poderia receber. Na linha de lance-livre para o arremesso extra, Paul simlesmente aremessa um air ball e sai em direção à arquibancada. Os braços vão de encontro ao pai, os dois estão em lágrimas e o ginásio aplaude em pé. A notícia, pelo visto, correu tão rápido quanto os dribles do armador.

***
Ontem a noite, Chris Paul e os New Orleans Hornets foram eliminados dos playoffs depois de uma série fantástica decidida apenas na sétima partida. O armador foi decisivo nos playoffs anotando em seu primeiro ano nos mata-matas uma média de 24 pontos, 11 assistências e 5 rebotes por jogo.
Alguns comentaristas ousaram dizer que este playoff foi a maior atuação de Chris Paul em uma quadra de basquete.

Nenhum comentário: