terça-feira, 22 de janeiro de 2008

No lugar certo. Na hora certa.

Depois de três anos alterando altos e baixos, na equipe do DKX Joventut, Marcelinhio Huertas parece ter encontrado seu melhor basquete depois de mudar para o País Basco, onde defende o iubertina Bilbao Basket.


Nas primeiras três temporadas na cidade catalã de Badalona, Huertas teve média de pouco mais de 6 pontos por jogo. Eram poucas as partidas que começava como titular e os minutos em quadra minguavam. Em Bilbao as coisas mudaram radicalmente, e o brasileiro é o cestinha da equipe revelação do campeonato. Sua média é superior à 14 pontos, a oitava melhor na ACB, além de ter começado todas as 18 partidas da Liga ACB como titular.

Dirigida por Txus Vidorreta, a equipe do iubertina Bilbao Basket surpreende a todos na segunda colocação da Liga Espanhola, apenas uma vitória atrás do gigante Real Madrid e a frente dos tradicionais Barcelona e TAU Ceramica.

A equipe de Marcelinho tem por característica uma intensa rotatividade de seus jogadores em quadra. Para se ter uma idéia, dez atletas da equipe têm médias entre 12 e 18 minutos por jogo. Marcelinho é um dos dois únicos atletas do plantel que desfruta de 18 minutos em quadra. Levando a matemática das estatísitcas ao extremo, Marcelinho marca 14 pontos em 18 minutos, ou seja, 0,7 pontos por minuto. Nada mal para um armador clássico, baixo e que tem por responsabilidade fazer com que uma equipe em constante rotação jogue no mesmo ritmo.

A campaha é surpreendentemente boa, mas o primeiro teste de verdade virá em Fevereiro. É quando se dispita a Copa del Rey, um torneio mata-mata que reúne as 8 melhores equipes da primeira fase da Liga. Em um fim-de-semana o iubertina Bilbao Basket estará diante dos grandes TAU Ceramica, Real Madrid, Unicaja, AXA Barcelona, entre outros. Vale lembrar que apesar de invicta em casa, o time de Marcelinho caiu diante de Real Madrid e Barcelona e se um dia os bascos quiserem ser uma equipe grande, precisam vencer os grandes.

Nenhum comentário: