sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Barcelona e Cavs têm o "algo mais" dos campeões

Quinta-feira foi um dia interessante para quem gosta de basquete. Cleveland Cavaliers e Barcelona jogaram partidas dificílimas em seus respectivos campeonatos (NBA e Euroliga) e, mais importante, ganharam com a autoridade típica dos campeões.

O Barcelona foi até a Grécia enfrentar o Panathinaikos. Duas realidades bem distintas em quadra: os catalães fazem uma campanha quase impecável na Europa enquanto os gregos, campeões no ano passado, precisavam vencer a qualquer custo para seguir com chances na competição continental. Os atuais campeões, jogando em casa, contaram com o já conhecido fanatismo da torcida local pra embalar na partida. Quem acompanhou o jogo na boa e velha pirataria da net sabe o que eu estou falando.

Com cinco minutos para o fim do jogo o Panathinaikos liderava por 11 pontos. Foi quando o time despertou de verdade, apertou a marcação e se impôs em plena casa do adversário. A vitória por 26 x 12 no último quarto é a prova de que o Barcelona tem aquela substância misteriosa que faz um bom time incorporar o espírito de campeão. Resultado final 70 x 67 para os catalães e a eliminação dos atuais campeões europeus.

Em Boston, por sua vez, o clima era de prévia de final da Conferência Leste (calma, eu não esqueci os Magic). Se os donos da casa estavam sem Paul Pierce, os Cavs perderam O'Neal logo no início da partida com uma lesão no dedão e, honestamente, o time melhorou bastante a partir desse ponto.

Com Varejão como único pivô, o time de Ohio teve que se adaptar a um jogo de mais velocidade e abusou dos arremessos de fora, que começaram a cair. Dentro de seu gináso KG e sua turma viram os Cavs marcarem 60 a 32 no segundo tempo e vencer mais uma vez contra um rival direto pelo título.

Ok, o Barcelona há tempos é tido como favorito para o título europeu, mas confesso que os Cavs me surpreenderam com a reação no segundo tempo na casa de um adversário forte e tradicional. A partir de hoje eu já tenho meus favoritos para os títulos da NBA e da Euroliga.

Nenhum comentário: