terça-feira, 25 de março de 2008

Reta final na Europa

Terminou na última semana a segunda fase da Euroliga, o torneio que ninguém aqui no Brasil vê, mas que só não é o melhor do mundo porque existe a NBA. Nada contra a liga norte-americana, mas o basquete que se joga lá na Europa tem muito mais a ver conosco, que também jogamos sob as regras da FIBA.

Esta segunda-fase era composta por 16 equipes e, chegando na última rodada, ainda havia muito que ser decidido. Como não podia deixar de ser, não faltaram surpresas. A principal delas foi a vitória do Partizan Igokea sobre os atuais campeões Panathinaikos, da Grécia. Jogando em casa, a equipe sérvia bateu os gregos por 82 x 73 e avançou para as quartas-de-final. Para dar ainda mais emoção no torneio, o trono está vago para um novo campeão...

Outro resultado atípico foi a derrota do Tau Ceramica, da Espanha. A equipe de Thiago Splitter, invicta ao longo de toda a segunda-fase, foi vencida pelos turcos do Fenerbahce Ulker. Para os espanhóis do Tau Ceramica a derrota não mudou muita coisa e eles passam para as quartas-de-final com a melhor campanha do torneio. No entanto, para os turcos a vitória representou a classificação para a próxima fase, uma vez que os lituanos do Lietuvos Rytas perderam para o Aris TT Bank.

Em Atenas, o Real Madrid bem que tentou, mas não conseguiu derrotar o Olympiakos dentro de casa. Com o resultado os gregos avançam e a equipe merengue perde a chance de participar do Final Four em casa. O Final Four, em Madrid, está previsto para o início de maio.

Vejam como ficaram os confrontos melhor-de-três das quartas-de-final, que acontecem nos dias 1 e 3 de Abril (e 10, se necessário):

Montepaschi X Fenerbahce Ulker
Tau Ceramica X Partizan Igokea
Maccabi Elite X AXA FC Barcelona
CSKA Moscow X Olympiakos
O Brasil está representado por Thiago Splitter, do Tau Ceramica, e Alex Garcia, do Maccabi Elite, que vem aumentando seu tempo de jogo progressivamente. Contra o Barcelona ele certamente terá seus minutinhos pra mostrar serviço. Por fim, vale a pena ver o clássico confronto entre CSKA Moscow e Olympiakos da Grécia. Apesar de viverem momentos diferentes (os russos são favoritos enquanto os gregos classificaram-se com uma vitória suada sobre os madrilenhos na última rodada), esta partida será espetacular. Fica a torcida para que a ESPN transmita os jogos, se não ao vivo, em um horário um pouco mais humano que as 3h da manhã de sexta-feira, coisa que aconteceu na última semana.

Nenhum comentário: