terça-feira, 5 de maio de 2009

Jordan x Kobe

Esse assunto dá pano pra manga.
Mas dessa vez a discussão é interessante. Basicamente o que o vídeo aí embaixo defende é como as recentes mudanças nas regras da defesa da NBA dificultaram a vida do próximo-Michael-Jordan-da-vez, Kobe Bryant. O "estudo de caso" abarca as finais do ano passado contra os Celtics, mas bem que poderia ser esse duelo contra Shane Battier, dos Rockets.

Pobre Kobe. De fato o cara é bom, mas não tem do seu lado metade a qualidade dos jogadores que tinha o Jordan. E olha que eu acho que o Pau Gasol manda bem, mas de resto, tá bem abaixo dos times do Chicago Bulls. Mas isso é opiniao minha, altamente influenciada pelo primeiro jogo da série Lakers x Rockets.

No vídeo sim, o autor argumenta, defende sua posição e embasa sua opinião com exemplos de jogadas. Mais didático impossível. A crítica vai principalmente à flexibilização das regras de defesa da NBA, que são mais tolerantes com o floating (a cobertura da defesa, como quiserem) e o double team. No caso do Kobe X Celtics, triple team ou mais.

Depois o blog Jones on the NBA ainda iria mais longe, mostrando lances das finais do Jordan e explicitando as diferenças entre a defesa dos Celtics contra Kobe e as defesas dos adversários contra o MJ. Claro que tem aquela choradeira de defesa violenta, dirty players, etc e tal. Mas isso o Jordan também enfrentou, apanhou no começo mas depois passou por cima e deu no que deu. Vide o próprio Boston Celtics ou os bad boys de Detroit.

E aí, será que o cara tem razão?

Um comentário:

Fecespedes disse...

Razão o caralho. Pra começar que o cara é um puta chorão e nunca deve ter jogado basquete na vida. Em 4 ou 7 jogos de playoff q vc filma, dá pra editar qq coisa. Se triplicam no cara, ele que dê 18 assistências por jogo. Puta papinho de maquenze isso ai...