sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Sabe aquela do Grego?

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Bozikis, deu as caras na mídia semana passada. Em entrevista exclusiva ao Globo Esporte veio confirmar boatos que já há algum tempo rondavam o basquete nacional. O próximo técnico da seleção brasileira será estrangeiro. Grego, talvez? Ainda não se sabe a nacionalidade, mas seu nome deverá ser anunciado em janeiro.

Há quem discorde da escolha de um estrangeiro para a chefia do comissão técnica, como o ex jogador e atual técnico Marcel. "Não concordo e nunca concordarei com um treinador estrangeiro que "caia de pára-quedas" e venha dirigir a nossa seleção. É preciso conhecer os jogadores, o país, a cultura, como nós fomos criados para o jogo" afirma Marcel.

Ele continua, "É um desprestígio à classe dos treinadores de um país campeão mundial masculino e feminino de basquete, que tem técnico no Hall da Fama, país esse ranqueado entre os primeiros no basquete mundial. Não creio que seja vaidade e sim orgulho do nosso basquete", afirma em seu editorial no site DataBaket.com.

Já o jornalista Fábio Sormani, que há anos cobre o basquetebol brasileiro e mundial, é a favor da escolha. "Nossos treinadores, infelizmente, não têm capacidade para treinar o time para o Pré-olímpico da Grécia, ano que vem. São ultrapassados e, por isso mesmo, desinformados. E alguns deles mostram arrogância ao dizer que nada têm que aprender com treinadores argentinos, europeus e norte-americanos", critica.

Brasileiro ou estrangeiro, o fato é que o novo treinador vai ter trabalho. O pré-Olímpico de Atenas acontece de 14 a 20 de julho e apenas os três primeiros colocados garantem vaga para Pequim. O Brasil brigará com outras doze seleções, entre elas Porto Rico, Grécia, Alemanha, Croácia e Eslovênia. Nada fácil.

Há uma década no comando da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, nunca levou a equipe masculina para uma Olimpíada (o Brasil está ausente há doze anos...). Mas segundo ele, "Um presidente não fica marcado por ir ou não para uma competição. Ele fica marcado por uma série de outras coisas que ele realizou durante seu mandato no esporte".

Só faltou esclarecer o que ele realizou pelo esporte.

Nenhum comentário: